No Dia Mundial da Visão siga os nossos 10 Conselhos- Os seus Olhos vão Agradecer!

No Dia Mundial da Visão siga os nossos 10 Conselhos- Os seus Olhos vão Agradecer!

Sabia que 80% da deficiência visual é evitável, podendo ser prevenida ou tratada?

Nem sempre valorizamos nem cuidamos do que temos como garantido. Não nos imaginamos a perder visão e nem paramos para pensar como podemos cuidar deste sentido tão precioso que nos permite captar 80% da informação à nossa volta.

A nossa Visão é o que nos permite admirar o mundo e os outros, orientar-mo-nos no espaço, ler, aprender, trabalhar e interagir plenamente com o mundo.

Mas há muito mais além disso: muitas vezes, dizemos que os olhos são as janelas da alma, e por um bom motivo.

Eles também refletem sentimentos: se estamos felizes, tristes, stressados ou cansados. E isso pode até influenciar a qualidade da nossa visão.

Por isso, é tão fundamental alertar para a prevenção das doenças oculares. Aprender a proteger os nossos olhos criando hábitos diários, usando lentes de qualidade e/ou com protecção UV adequada.

O Dia Mundial da Visão, celebra-se este ano a 11 Outubro e é considerada a data mais importante na área da Saúde da Visão com o objectivo de chamar a atenção para a importância da saúde da visão e o impacto que problemas como deficiência visual e cegueira têm na vida de todos.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.

Segundo a OMS:

– 217 milhões têm comprometimento moderado ou grave da visão e 36 milhões sofrem de cegueira.

– 80 % de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Em Portugal, estima-se que as alterações da visão afetem cerca de metade da população e que mais de 20 % das crianças, tal como 50 % dos adultos, sofram de erros refrativos significativos.

A retinopatia diabética e a ambliopia nas crianças são duas situações passiveis de prevenção e deteção precoce, bem como de tratamento oftalmológico e recuperação.

Nos dias de hoje, o uso constante de computadores, laptops, smartphones, tablets ou até mesmo a televisão tem como resultado que os nossos olhos permanecem focados na mesma distância por muito mais tempo que no passado. Isso pode causar fadiga ocular, além de dores de cabeça, nas costas e no pescoço ao fim do dia.

Siga os nossos concelhos – os seus olhos vão agradecer!

1. MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Faça uma alimentação variada em fruta e vegetais (como alface, espinafres e cenoura), rica em alimentos com Carotenóides, como Luteína e Zeaxantina, e em peixes ricos em ómega-3.

Ajudam a diminuir a degeneração natural que vem com a idade e ainda ampliar o alcance visual. Pode ainda fazer suplementos vitamínicos ricos em Luteina.

2. TER O PESO ADEQUADO E DEIXAR DE FUMAR

A obesidade aumenta o risco de desenvolver Diabetes e outras doenças sistémicas que poderão levar à perda da visão, como Retinopatia Diabética ou Glaucoma.

Fumar é tão maléfico para os seus olhos quanto é para todo o corpo. Há estudos que relacionam o fumo do tabaco a um aumento do risco de desenvolver Degeneração Macular e Catarata, assim como danos irreversíveis do nervo óptico, que poderão levar à cegueira irreversível.

3. FAÇA CONSULTAS DE ROTINA OFTALMOLÓGICAS

As consultas periódicas com um Oftalmologista são muito importantes para garantir a saúde dos seus olhos, sendo especialmente importantes para detectar com antecedência doenças como Catarata ou Glaucoma. O ideal é realizar consultas de rotina 1 vez por ano, para garantir um bom acompanhamento da saúde visual.

4. USE ÓCULOS COM LENTES DE QUALIDADE

Diz-se que é nos detalhes que está a diferença!- Não é por acaso. Quando se trata de escolher as lentes ópticas para os seus óculos garantimos que os detalhes fazem toda a diferença!

Certas características das lentes são muito importantes e é nelas que está a diferença entre lentes simples e de melhor qualidade ou personalizadas (com benefícios significativos) o que se traduz claro, no preço.

Não se deixe iludir pelas campanhas publicitárias e ópticas low-cost e tente informar-se bem sobre o tipo de lentes que lhe querem vender. Um certificado não lhe garante tudo e um pequeno desconto não compensa certamente os riscos que corre de perda de visão.

5. PROTEGER OS OLHOS DOS RAIOS SOLARES

Os raios solares, em particular os ultra-violeta, são muito fortes para o olho humano. Mesmo em dias menos soalheiros é fundamental a sua utilização. Opte por aqueles que sejam capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B.

É importante relembrar que lentes de boa qualidade devem ser consideradas na hora da compra, esqueça as opções baratas.

6. BEBER MUITA ÁGUA E DORMIR

A hidratação dos olhos, através da produção de lágrimas, está relacionada com a forma como hidratamos o nosso corpo. Por isso é importante beber 1,5L a 2L de água por dia.

Dormir é uma parte muito importante da hidratação e do descanso dos olhos. Sete a oito horas por noite é o mínimo de sono que devemos procurar para evitarmos ter os olhos secos, vermelhos ou com comichões – para além de fazer bem ao equilíbrio mental e corporal.

A higiene dos olhos também é muito importante para a saúde ocular, sendo importante manter os olhos limpos, especialmente no final do dia ou antes de ir dormir, pois caso contrário podem entrar partículas de cosméticos nos olhos que podem provocar irritações. Mantenha sempre os olhos sem resíduos de maquilhagem, cremes ou outras soluções.

7. EVITAR ESFREGAR OS OLHOS

Falamos de esfregar os olhos com força ou de forma intensa, sobretudo em momentos de comichão. Isto pode até aumentar a a alergia ou danificar a córnea.

8. FAZER PAUSAS NO USO DE ECRÃS DIGITAIS

Ainda está por decifrar o efeito da utilização regular de dispositivos electrónicos na visão de quem os utiliza desde uma idade precoce. O que sabemos é que o foco nestes ecrãs ou em algum ponto fixo, diminui a frequência com que piscamos os olhos podendo ficar cansados e afecta também a hidratação.

Um dos conselhos é fazer pausas frequentes e olhar para longe de vez em quando. Tente descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para longe por pelo menos 1 minuto. Isso vai ajudar a reduzir a fadiga ocular, causas de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

Outro exercício excepcional para o descanso e restauração da nitidez ocular, consiste em fechar os olhos com as palmas das mãos. Permaneça assim durante pelo menos um minuto e confira como a sua vista ficará mais clara, leve e descansada.

9. LAVAR AS MÃOS E HIGIENIZAR AS LENTES DE CONTACTO CORRECTAMENTE

Para evitar o risco de infecções, (ex. conjuntives) lave sempre suas mãos antes de tocar nos olhos principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato. Certifique-se de desinfetar as lentes de contato conforme as instruções e substituí-las de acordo com o prazo de validade.

Lembre-se que infecções virais nos olhos pela falta de higiene poderão comprometer a sua córnea de forma irreversível.

Evite ambientes com fumo e pó.

10. NÃO USAR COLÍRIOS SEM INDICAÇÃO MÉDICA

Os colírios são considerados medicamentos (com indicações e contra indicações) e por isso não devem ser usados sem acompanhamento médico.

Além disso, o seu uso sem indicação médica pode não estar a tratar a doença, mesmo que alivie os sintomas acabando até por mascarar os sintomas dificultando depois o correcto diagnóstico.

 

Em caso de dúvidas estamos disponíveis para o esclarecer e aconselhar! Contacte-nos!