Óculos de Sol- Porquê escolher diferentes cores de lentes?

Óculos de Sol- Porquê escolher diferentes cores de lentes?

Já deve ter reparado que as lentes dos óculos de sol não são todas da mesma cor. Sabe que a razão não é simplesmente estética?

No verão não basta proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, a sua visão também precisa de especial atenção.

O alerta é da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO): os olhos são um órgão sensível e a exposição intensa ou prolongada ao sol pode ter consequências graves na saúde ocular, pela maior exposição a lesões na córnea e retina.

Com a exposição solar há maior risco de desenvolver lesões como cataratas, pterígio (ex. frequente nos surfistas), degenerescência macular relacionada com a idade, tumores das pálpebras, melanoma, fotoqueratites e fotoconjuntivites.

Apesar do melanoma da pele ser a forma de melanoma mais frequente (mais de 90%), o melanoma ocular sendo menos frequente representa até 5% dos casos.

O olho humano possui mecanismos de defesa naturais contra a luminosidade, como a contração da pupila e o fechar da pálpebra.

As lentes escuras dos óculos de sol têm como função inibir tais mecanismos e por isso é obrigatório que tenham as qualificações necessárias para resguardar e proteger eficazmente a sua visão!

LENTES DE COR CINZENTO- Permite que as cores identificadas sejam próximas às cores naturais. Apesar de se adaptar facilmente a qualquer tipo de iluminação, a utilização deste tipo de lentes é recomendada, essencialmente, para a condução.

 

LENTES DE COR AMARELA – Não devem ser utilizadas em dias solarengos, uma vez que reduzem a visão de contraste, podendo provocar erros na correta perceção das luzes dos semáforos. O amarelo melhora o contraste em dias nublados, amanhecer, entardecer e ambientes de penumbra. Indicadas para actividades de inverno.

 

LENTES DE COR VERDE- Este tipo de lente reduz a luz visível, sem interferir com a nitidez da visão. Aconselhadas para a prática de desportas náuticos e em casos de hipermetropia. Cor bastante aconselhada para a população acima de 60 anos (menos sensível ao contraste).

 

LENTES DE COR CASTANHO- Recomendadas para a condução e prática de actividades externas e desportos ao ar livre, filtram a luz azul (associada à formação de cataratas) e aumentam a visão de contraste. São também aconselhadas em casos de miopia.

 

LENTES DE COR PÚRPURA- É a melhor opção para esqui ou caça porque aumenta a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde.

 

LENTES DE COR AZUL- Não recomendadas quando há muito sol e muito menos para conduzir. Aumentam o contraste e podem ser usadas em condições de menos sol.

 

Siga os conselhos do nosso médico oftalmologista António Franco e da nossa optometrista Cláudia Patrício sobre como escolher os seus óculos e como proteger-se do sol durante as suas férias!

 

Características a ter em atenção quando comprar os seus óculos de sol:

  • Uma norma europeia estipula as regras para a informação a constar nos óculos:
  • Devem indicar proteção UV entre 99 e 100%, para cobrir os diferentes tipos de radiação.
  • Nas lentes, a escala de cores oscila entre 0 e 4 (sendo 4 não adequada para a condução).
  • Regra geral, recomenda-se uma categoria de coloração entre 2 e 3.
  • Prefira lentes de cor cinzento ou castanho (âmbar).
  • A coloração deve proporcionar conforto.
  • Mas se for demasiado escura altera as cores naturais dos objetos e a acuidade visual.

 

Apenas nos óculos de sol vendidos em lojas ópticas pode ter a garantia de que as lentes cumprem todas as características para uma correcta protecção solar.

O uso de óculos de sol que não cumpram estes parâmetros, ou de origem duvidosa, como aqueles acessórios falsificados vendidos por aí, pode levar a danos ainda mais expressivos do que aqueles sofridos por quem nunca usa óculos.

 

Recomendações Medifranco para toda a família (crianças, jovens e adultos):

  • Evitar a exposição ao sol nas horas de maior radiação ultravioleta, entre as 11 e as 16 horas.
  • Nos dias enevoados não descuide estas recomendações porque a radiação ultravioleta atravessa as nuvens. 
  • Se está a tomar medicamentos fotossensíveis (ex. alguns anti-histamínicos, antibióticos ou antidepressivos), o cuidado deve ser redobrado porque os seus olhos podem estar mais sensíveis à luz solar.
  • Usar chapéus com aba ou pala que faça sombra sobre a cara, e óculos cujas lentes tenham proteção contra as radiações ultravioleta (UVA e UVB).

 

Proteja-se, a si e à sua família e desfrute de umas boas férias em segurança!