Os antioxidantes são os nossos principais aliados na prevenção de várias doenças, nesta época do ano que se aproxima- O INVERNO!
Pedimos à Drª Isabel Tiago- Farmacêutica, nossa cliente e amiga, dicas e conselhos sobre como nos defendermos e fortalecer o nosso maior aliado- o sistema imunitário!
“A Prevenção está na ordem do dia e é a atitude mais eficaz para evitar a doença!
Quem não se preocupa em envelhecer com saúde?
Ou envelhecer sem dores e limitações, sejam articulares, ósseas ou até neurológicas?
Acima de tudo, ninguém quer adoecer!…”
O 1º passo para a Prevenção é fazer tudo aquilo que nos coloca um sorriso nos lábios e o coração a bater entusiasmado… seja passar tempo de qualidade com aqueles que mais amamos, seja praticar exercício físico, ter hobbies ou através de técnicas de meditação.
E depois adoptar outros hábitos de vida saudáveis contrariando o stress do dia a dia e fazendo uma alimentação equilibrada!
E, se falamos em prevenção temos que falar dos nossos aliados- o sistema imunitário e o processo de defesa antioxidante do nosso organismo.
São essenciais para a nossa sobrevivência pois são a nossa melhor defesa contra as doenças: combate vírus, bactérias, fungos, parasitas, bem como as células cancerígenas.
Sabemos também que no nosso corpo ocorrem continuamente processos de oxidação que se desenvolvem devido a vários factores (ex.poluição, tabagismo, consumo excessivo de gorduras, álcool, açúcar, processos inflamatórios ou infecciosos, traumatismos, stress, etc.) e que induzem a produção dos radicais livres que, ao ligarem-se aos tecidos provocam lesão celular.
Algumas vitaminas e certos minerais/oligoelementos têm acção antioxidante, uma vez que têm afinidade para os radicais livres, neutralizando-os.
No entanto, a vida moderna põe à prova o nosso organismo e a alimentação nem sempre inclui a quantidade desejada de alimentos ricos em antioxidantes.
Um aporte inadequado de vitaminas e minerais, pode levar à fadiga e contribuir para a debilitação do nosso sistema imunitário.
Por esta razão, muitas vezes é necessário recorrer a suplementos.
Existem também grupos de risco em que há um aumento das necessidades de alguns antioxidantes:
Fumadores, grávidas e mulheres a amamentar, desportistas, idosos, vegetarianos, pessoas em regime hipocalórico e doentes crónicos (patologias digestivas, diabetes, cataratas, Parkinson, etc).
Então, quais os antioxidantes a que devemos recorrer para ajudar o nosso sistema imunitário a desempenhar as suas funções e para nos auxiliar contra o envelhecimento celular?
Deixo-vos apenas os mais comuns porque a lista é extensa: