Soft skills- conheça os nossos médicos dentista artistas!

Soft skills- conheça os nossos médicos dentista artistas!

Actualmente é unânime que um  bom profissional não o é não apenas pelos seus conhecimentos e capacidades técnicas (hard skills).

Deve-o também às suas características e habilidades pessoais e competências sociais (soft skills) como valores, hábitos, atitudes.

A vida profissional e as necessidades das empresas mudaram muito nos últimos 20 anos.

Vivemos num ambiente em constante mudança onde tudo acontece a grande velocidade e os desafios com que nos deparamos constantemente exigem cada vez mais o uso da nossa criatividade, assim como da nossa capacidade de adaptação e flexibilidade.

A forma de interagir com tudo e todos à nossa volta está a ser cada vez mais valorizada no mercado de trabalho para criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

E se isto é verdade hoje, será ainda mais no futuro!

Neste contexto cabe, contudo, dizer que grandes desafios trazem grandes oportunidades!

Da mesma forma que conseguimos melhor as nossas competências técnicas também é possível desenvolver as qualidades intrínsecas de cada um.

O desafio passa, assim, por conseguir desenvolver culturas empresariais onde se promova não só as competências técnicas mas também as competências humanas e sociais.

Uma das soft skills mais valiosas é a criatividade, dá-nos a capacidade de inovar e ir mais além.

Para muitos especialistas a criatividade é definida como a capacidade de resolver problemas.

O que poucos sabem, no entanto, é que ter um hobby é fundamental para melhorarmos as nossas soft skills e consequentemente o desempenho no trabalho.

Estudos mostram que os funcionários envolvidos em actividades criativas nas horas vagas são mais resolutivos e inspirados.

Isso porque os hobbies ajudam a aliviar o stress, limpar a mente, aumentar a concentração e a criatividade.

Num dos estudos realizados sobre este assunto, 433 profissionais foram analisados. Concluiram que quem praticava outras atividades para além do trabalho tinha um desempenho de 15% a 30% maior do que quem não fazia absolutamente nada no seu tempo livre.

Segundo Kevin J. Eschleman, “desenvolver acções que trazem prazer, no mínimo, leva as pessoas a ter uma noção mais clara de si mesmas”.

E se o hobby estiver relacionado com o mundo das artes, melhor ainda.

Aprender a tocar um instrumento musical, pintar um quadro ou dançar, por exemplo, são maneiras de estimular nossa criatividade e o nosso cérebro.

Por isso hoje, dia 21 de Março de 2018, dia Europeu da Criatividade Artística damos a conhecer os nossos hobbies e paixões que nos fazem ser melhores profissionais num trabalho que também adoramos!

Helena Franco é apaixonada desde criança pelas artes manuais em geral e assim ocupa os seus tempos livres desde a pintura à joalheria…

Conheça as letras e músicas criadas por Pedro Franco no seu projecto musical “Um corpo estranho” …

https://umcorpoestranho.com/

e a colaboração de Vitor Coimbra no projecto musical de Mazgani…