Retinografia

Home / Retinografia

O que é uma Retinografia?

A retinografia é um exame complementar de diagnóstico de oftalmologia que permite observar e fotografar, com alta resolução, áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

Quem deve fazer uma retinografia?

Como qualquer outra doença o diagnóstico precoce é fundamental sendo que nos olhos algumas patologias podem levar à cegueira. Por isso na Medifranco realizamos este exame a praticamente todos os pacientes (exceto crianças, quando não há indicação) para um diagnóstico mais preciso e correcto também como prevenção, algo a que damos muito valor.

Para que serve?

Como exame complementar permite o diagnóstico e acompanhamento de certas patologias oculares como a retinopatia diabética, degeneração macular, glaucoma, oclusões vasculares da retina, estudo do nervo óptico e de tumores oculares, distrofias retinianas.… É um exame usado também para avaliar a resposta a certos tratamentos

Vantagens do Tratamento

Diagnóstico

É utilizado para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento da possível evolução de doenças progressivas como retinopatia diabética, degeneração macular, glaucoma, oclusões vasculares da retina, estudo do nervo óptico e de tumores oculares, distrofias retinianas… Permite fotografar em alta resolução as áreas do fundo do olho, como a retina, a córnea, o nervo óptico e os vasos sanguíneos e fazer um diagnóstico mais preciso quanto a possíveis lesões.

 

Saúde

É um exame importante para o acompanhamento de pessoas com miopia, diabetes mellitus, hipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares, etc…

Passo a passo

A retinografia é um exame oftalmológico de realização simples, indolor e que dura apenas alguns minutos. Na Medifranco é realizado pela Optometrista previamente à consulta de Oftalmologia sendo-lhe entregue, no final da sua consulta, as imagens do exame.

Em caso de usar lente de contato pede-se que as retire antes do exame.

É pedido ao paciente que se sente em frente ao aparelho-retinógrafo apoiando o queixo e a testa nos suportes e que permaneça quieto enquanto é fotografado o fundo do olho usando lentes de grande aumento.

A pupila pode ter de ser dilatada para que as imagens do fundo do olho sejam captadas, neste caso o paciente deve comparecer acompanhado de outra pessoa, porque com a dilatação da pupila a visão ficará desfocada por algum tempo motivo pelo qual por exemplo não poderá conduzir ou deslocar-se em segurança.