O que é a Optometria?
A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual de origem não patológica pelo que nem sempre substitui uma consulta médica de oftalmologia.
O optometrista é um especialista habilitado a avaliar as alterações visuais, intervindo na identificação, correção ou compensação de problemas na visão de origem não patológica. As maiores alterações não patológicas são: Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia, Presbiopia, Ambliopia e Estrabismo.
Principais alterações não Patológicas?
- Miopia
- Astigmatismo
- Hipermetropia
- Presbiopia
- Ambliopia
- Estrabismo
Vantagens do Tratamento
A Optometria é uma licenciatura que permite a um Optometrista trabalhar fora do “órgão globo ocular”, focado no sentido da visão, podendo corrigir através de graduação e prescrição de lentes (óculos e/ou lentes de contacto) miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão “de perto” que são defeitos da visão, desde que não sejam causados por doenças. A Optometria não trata ou cura o “órgão globo ocular” (competência da Oftalmologia), não faz diagnósticos de doenças nem receita medicamentos.
Passo a passo
Na Medifranco temos o privilégio de poder aliar a Optometria à consulta de Oftalmologia, na vertente da realização de exames oftalmológicos (retinografia, avaliação de refração e contactologia) e do acompanhamento dos pacientes da especialidade de oftalmologia ao longo de todas as fases de consulta, desde a marcação, à realização de exames de diagnóstico, contactologia e apoio no pós consulta.
Também é possível na Medifranco realizar avaliações de Optometria de forma individual ou integrada em consultas interdisciplinares com o objectivo de avaliar o sentido da visão e a sua relação com o desenvolvimento oro-facial.
Perguntas Frequentes
Uma avaliação de Optometria permite apenas avaliar e corrigir situações não associadas a doenças que dificultam a nossa capacidade de ver bem, relacionadas com o sentido da visão (por ex. miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão “de perto”). Sempre que durante uma avaliação de optometria e/ou realização de exames complementares de diagnóstico haja a suspeita de haver alguma doença do globo ocular, o Optometrista deve encaminhar o paciente para uma consulta de Oftalmologia.
À especialidade de Oftalmologia cabem todos os procedimentos de prevenção e tratamento de doenças do “órgão globo ocular” (fora da competência da Optometria), desde o diagnóstico correcto e preciso de doenças oculares (associadas ou não a outras doenças sistémicas como por exemplo a diabetes mellitus e a hipertensão, que exigem o acompanhamento do médico Oftalmologista), passando pela prescrição de receita de medicamentos ou realização de cirurgias oftalmológicas.