Implantologia

Home / Implantologia

 

O que é a Implantologia?

O avanço da ciência tem permitido o desenvolvimento de novas técnicas, materiais e produtos nos últimos anos, nomeadamente na área da implantologia, tornando possível a substituição de dentes perdidos de formas cada vez menos invasivas, mais estéticas e com maior sucesso.

O que é um implante dentário?

É um dispositivo produzido em titânio (metal biocompatível com os tecidos humanos), desenhado para ser colocado no osso maxilar, com o objectivo de funcionar como uma raiz artificial. Sobre um ou mais implantes é posteriormente colocada a reabilitação oral, que pode ser uma coroa unitária, uma ponte de poucos dentes ou próteses fixas totais permitindo voltar a sorrir com confiança.

 

Quais são as principais vantagens

  • Substituição de um ou mais dentes ausentes de forma fixa sem danificar/comprometer os dentes adjacentes
  • Reabilitação de desdentações totais de forma fixa
  • Melhora a estética e autoestimal
  • Melhoram a confiança e a qualidade da mastigação por estarem totalmente fixos
  • Têm uma taxa de sucesso a longo prazo elevada podendo durar muitos anos
  • Através de técnicas específicas é possível colocar as próteses sobre os implantes no mesmo dia (Dentes em 1 Dia)

Quais são os principais cuidados e desvantagens?

  • Também podem sofrer infecções que podem provocar a sua perda
  • Exigem consultas de rotina/manutenção e cuidados de higiene oral específicos, assim como os dentes
  • Em pacientes fumadores ou com algumas doenças sistémicas ou com periodontite as taxas de sucesso podem ser menores e o risco de infeção maior pelo que exige mais cuidados de planeamento, pré e pós cirúrgicos.

Vantagens do Tratamento

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado através da observação clínica e avaliação de exames radiográficos para ser feito um plano de tratamento para o qual é fundamental o conhecimento e experiência do médico. Atualmente este diagnóstico está a tornar-se cada vez mais digital o que permite um maior conforto para o paciente, um melhor planeamento e um tratamento mais rápido e seguro.

Saúde

Sempre que um dente é perdido (excepto dentes do siso) deve ser reabilitado/substituído idealmente de forma fixa através de implantes para evitar o desenvolvimento de problemas como movimentação e desgaste de outros dentes, problemas de mastigação, oclusão e dores articulares e não só por questões estéticas. Além disso a reabilitação com implantes é uma solução independente sem a necessidade de usar ou desgastar outros dentes.

Estética

O reabilitação com implantes é das soluções mais estéticas que existe uma vez que as coroas ou próteses são realizadas de acordo com a cor e forma dos dentes de cada paciente

Passo a passo

Recolha de dados médicos/ clínicos, avaliação da situação oral geral (lesões de cáries, infecções dentárias, doenças de gengiva têm de estar tratados antes de realizar um tratamento com implantes) e das condições do local a reabilitar. Em situações de reabilitações orais mais extensas fazemos também moldes e fotografias/ vídeos para um estudo melhor da estética e função finais. Realização de exames radiográficos convencionais e TAC para estudo preciso das condições locais prévia à colocação dos implantes (como disponibilidade óssea e necessidade de enxerto ósseo) e escolha da posição, tipo e tamanho de implante mais indicado.

Explicação de todas as fases do tratamento, esclarecimento de dúvidas.

Os implantes são colocados mediante uma intervenção cirúrgica com anestesia local. No caso de implantes unitários imediatos (com ou sem extração dentária simultânea) é colocado logo de seguida a coroa provisória sobre o implante. Nos casos de reabilitações totais (Dentes em 1 dia) o paciente pode permanecer na clínica confortavelmente onde disponibilizamos alimentação adequada ao longo do dia e acompanhamento da equipa, enquanto aguarda pela conclusão da realização das próteses provisórias e sua colocação no mesmo dia. Também disponibilizamos a opção de realizar este procedimento em ambiente de bloco operatório sob o efeito de anestesia geral.

No caso de implantes unitários ou para a realização de pontes é esperado um período de cicatrização de 3 a 6 meses (de acordo com cada caso) até à colocação da prótese definitiva. No caso das reabilitações totais sobre implantes, as próteses provisórias devem ser substituídas após 6 meses, tempo da cicatrização e maturação dos tecidos mais completa, pelas próteses definitivas mais resistentes.

Depois de colocadas as próteses é feita uma consulta para explicação de como higienizar corretamente as próteses sobre implantes, adaptar utensílios, adequar pastas e elixires se indicado bem como marcar as consultas de rotina/manutenção.