Higiene Oral

Home / Higiene Oral

Página em construção

123

Página em construção

Qualquer tipo de prótese dentária necessita de ser bem limpa diariamente, devido à formação de placa bacteriana.

É errado pensar que as próteses dentárias, sejam elas removíveis ou fixas em dentes ou implantes não precisam de manutenção. Esta manutenção deve ser diária, realizada pelo paciente, seguindo as indicações de higiene oral instruídas pelo profissional de saúde e deve ser de 6-6 meses ou no máximo anual realizada pelo médico dentista ou higienista oral para que seja revista e limpa de forma mais rigorosa de modo a que, tanto as próteses, como dentes e implantes permaneçam em boca, de forma saudável durante muitos anos.

Existem vários tipos de próteses dentárias:

Prótese parcial removível

Existem 2 tipos de prótese parcial removível- esquelética, apoiada em dentes e gengiva através de uma estrutura metálica com ganchos e acrílica,  apoiada na mucosa e nas gengivas podendo ter por ganchos retentores sobre alguns dentes. Qualquer uma destas próteses pode ser facilmente removida pelo paciente.

Prótese completa removível

É uma prótese completa, normalmente de acrílico, para pacientes sem dentes e apoia-se exclusivamente nas mucosas e no céu-da-boca. O principal problema destas próteses é alguma instabilidade ao comer ou falar quando os maxilares são pouco retentivos e o facto de no maxilar superior cobrir grande parte do céu da boca.

Prótese fixa sobre os dentes

Em dentes que sofreram traumatismos, fraturas ou cáries extensas é feito um desgaste para serem revestidos por coroas de cerâmica que lhes confere resistência, função mastigatória e estética. Pode permitir a reabilitação de dentes perdidos e a resolução de problemas estéticos através de próteses mais conservadoras como as facetas.

Prótese fixa sobre implantes

São próteses fixas a implantes previamente colocados para reabilitar dentes ausentes, sejam unitários, múltiplos ou ausência total de dentes. Permite restabelecer a função e estética perdidas com a perda de dentes. Por serem próteses fixas a implantes só podem ser removidas pelo médico dentista.

Prótese removível muco-implanto-suportada

São próteses completas, que se apoiam entre 2 e 4 implantes através de sistemas de peças que permitem a sua remoção pelo paciente diariamente por exemplo facilitando a higiene quer da prótese como dos implantes.

Para que a cicatrização de um implante esteja completa com adequada união ao osso (osteointegração) podem ser precisos de 2 a 4 meses, antes de se poder colocar uma coroa definitiva a exercer força de mastigação total.

No caso de implantes colocados em zonas estéticas, se as condições o permitirem, pode ser colocada no dia da cirurgia, uma coroa provisória (sem contacto na mastigação), apenas para fins estéticos que mais tarde, quando o implante estiver osteointegrado será substituida por uma coroa definitiva.

Em casos em que não há osso suficiente e são realizados procedimentos de regeneração óssea pode ser necessário esperar 6 meses ou mais para que se possa reabilitar um implante. Respeitar o período de osteointegração dos implantes é fundamental para a sua prevenir complicações e a sua longevidade.