Esta semana comemorou-se o Dia Europeu de Sensibilização para os Antibióticos.
Muitas têm sido as noticias nas últimas semanas sobre este tema.
A razão de darmos tanta importância a este tema deve-se à toma excessiva e por vezes incorrecta deste medicamento e que está na origem das actuais resistências microbianas.
Segundo Associações e a Ordem Farmacêuticas, o número de doentes infectados por bactérias resistentes está a aumentar na União Europeia e a resistência aos antibióticos constitui uma grave ameaça para a saúde pública.
Todos os anos, na Europa, 33 mil pessoas morrem por infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos.
Estudo estima que tenha havido 1158 mortes por infecções por bactérias resistentes a antibióticos, em Portugal, em 2015.
Segundo um alerta da OCDE, infecções derivadas da resistência a antibióticos deverão matar mais de 40 mil Portugueses até 2050. É a 3ª taxa mais elevada entre 30 países!
O uso prudente dos antibióticos pode ajudar a impedir o desenvolvimento destas bactérias resistentes e a manter os antibióticos eficazes para o uso das gerações futuras.
Farmacêuticos, profissionais de saúde, da agricultura e da veterinária, decisores políticos, todos temos o dever de contribuir para a preservação da eficácia dos antibióticos.
Não tome antibióticos sem ser observado por um médico e sem prescrição médica!
Se tomar um antibiótico siga com rigor a dosagem, a hora das tomas e o tempo de duração do tratamento.
Além disso sempre que tiver de deitar fora embalagens com comprimidos entregue-os na Farmácia e não os deite no lixo comum ou na sanita!
Um antibiótico não serve para diminuir a dor!
Um antibiótico não cura gripes nem constipações!
O uso indevido de antibióticos coloca-nos a todos em risco!
IMPORTANTE:
Pela sua Saúde e dos Seus- Leia aqui as recomendações da DGS e da Ordem dos Farmacêuticos, proteja-se e ajude a prevenir este flagelo!
https://www.ordemfarmaceuticos.pt/pt/gca/index.php?id=243
https://www.dgs.pt/programa-nacional-de-controlo-da-infeccao/ficheiros-de-upload/dea2017-5-perguntas-pdf.aspx
Outras notícias:
https://www.publico.pt/2018/11/05/sociedade/noticia/portugal-paises-europeus-danos-devido-infeccoes-bacterias-resistentes-1850010?
https://www.publico.pt/2018/11/15/sociedade/noticia/tres-infeccoes-hospitalares-envolve-bacterias-resistentes-antibioticos-1851168
https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1119154/perigo-resistencia-a-antibioticos-causa-33-mil-mortes-por-ano-na-europa