O que é a Prostodontia?
É a área que permite devolver ao paciente os dentes perdidos, restituindo a função, estética e saúde através de próteses dentárias. As possibilidades de tratamento na área de prótese são muito variadas sendo adaptadas a cada paciente. Simplificando estas soluções podem ser fixas ou removíveis e de acordo com o número de dentes perdidos, parciais ou totais. As soluções fixas podem ser realizadas sobre dentes ou sobre implantes.
Quais são os principais problemas associados à falta de dentes?
A falta de uma ou mais peças dentárias altera não só a posição dos outros dentes como a capacidade mastigatória e de digestão dos alimentos, podendo levar a longo prazo ao aparecimento de problemas digestivos e também articulares. A ausência de dentes pode levar a problemas sociais, emocionais e a falta de autoestima pelos problemas estéticos que envolve.

Passo a passo
A consulta de prostodontia é a última fase no processo de reabilitação oral.
1º É necessário extrair dentes perdidos, restabelecer a saúde gengival, tratar cáries e infecções dentárias restabelecendo uma situação de saúde oral geral. Só depois da cavidade oral estar saudável é que podemos iniciar a reabilitação da dentição perdida.
2º Na consulta de prótese removível os dentes que vão servir de suporte aos ganchos da prótese (dentes pilares) são preparados e a cavidade oral moldada para que em conjunto com o laboratório a prótese possa ser desenhada, construída e colocada, após as consultas de prova.
3º No caso de reabilitação com próteses fixas, estas tanto podem ser feitas sobre dentes naturais como sobre implantes. No caso de ser feita sobre dentes naturais (coroas cerâmicas), estes têm que ser desvitalizados e preparados de modo a que as coroas assentem perfeitamente nos limites criados corrigindo assim a forma, a função e a estética dos mesmos. Os dentes preparados ou os implantes também são moldados para que as coroas sejam realizadas em laboratório e posteriormente cimentadas ou aparafusadas. Podemos ter casos de reabilitação combinadas em que recorremos a soluções removíveis sobre implantes (overdentures).
Perguntas Frequentes
Qualquer tipo de prótese dentária necessita de ser bem limpa diariamente, devido à formação de placa bacteriana.
É errado pensar que as próteses dentárias, sejam elas removíveis ou fixas em dentes ou implantes não precisam de manutenção. Esta manutenção deve ser diária, realizada pelo paciente, seguindo as indicações de higiene oral instruídas pelo profissional de saúde e deve ser de 6-6 meses ou no máximo anual realizada pelo médico dentista ou higienista oral para que seja revista e limpa de forma mais rigorosa de modo a que, tanto as próteses, como dentes e implantes permaneçam em boca, de forma saudável durante muitos anos.
Existem vários tipos de próteses dentárias:
Prótese parcial removível
Existem 2 tipos de prótese parcial removível- esquelética, apoiada em dentes e gengiva através de uma estrutura metálica com ganchos e acrílica, apoiada na mucosa e nas gengivas podendo ter por ganchos retentores sobre alguns dentes. Qualquer uma destas próteses pode ser facilmente removida pelo paciente.
Prótese completa removível
É uma prótese completa, normalmente de acrílico, para pacientes sem dentes e apoia-se exclusivamente nas mucosas e no céu-da-boca. O principal problema destas próteses é alguma instabilidade ao comer ou falar quando os maxilares são pouco retentivos e o facto de no maxilar superior cobrir grande parte do céu da boca.
Prótese fixa sobre os dentes
Em dentes que sofreram traumatismos, fraturas ou cáries extensas é feito um desgaste para serem revestidos por coroas de cerâmica que lhes confere resistência, função mastigatória e estética. Pode permitir a reabilitação de dentes perdidos e a resolução de problemas estéticos através de próteses mais conservadoras como as facetas.
Prótese fixa sobre implantes
São próteses fixas a implantes previamente colocados para reabilitar dentes ausentes, sejam unitários, múltiplos ou ausência total de dentes. Permite restabelecer a função e estética perdidas com a perda de dentes. Por serem próteses fixas a implantes só podem ser removidas pelo médico dentista.
Prótese removível muco-implanto-suportada
São próteses completas, que se apoiam entre 2 e 4 implantes através de sistemas de peças que permitem a sua remoção pelo paciente diariamente por exemplo facilitando a higiene quer da prótese como dos implantes.
Para que a cicatrização de um implante esteja completa com adequada união ao osso (osteointegração) podem ser precisos de 2 a 4 meses, antes de se poder colocar uma coroa definitiva a exercer força de mastigação total.
No caso de implantes colocados em zonas estéticas, se as condições o permitirem, pode ser colocada no dia da cirurgia, uma coroa provisória (sem contacto na mastigação), apenas para fins estéticos que mais tarde, quando o implante estiver osteointegrado será substituida por uma coroa definitiva.
Em casos em que não há osso suficiente e são realizados procedimentos de regeneração óssea pode ser necessário esperar 6 meses ou mais para que se possa reabilitar um implante. Respeitar o período de osteointegração dos implantes é fundamental para a sua prevenir complicações e a sua longevidade.