Tratamentos dentários- Publicidade enganosa pode lhe custar o sorriso!

Tratamentos dentários- Publicidade enganosa pode lhe custar o sorriso!

Em Março deste ano enviaram-me um post do Facebook de uma blogger, que relata uma situação pessoal, sobre a ida a uma clinica para realizar um check up dentário gratuito e como foi feita a “venda” dos tratamentos dentários.

Foi nesse post que me apercebi da opinião de várias pessoas relativamente a situações idênticas.

De repente lembrei-me de alguns pacientes que me procuraram recentemente com orçamentos dentários, todos dentro dos mesmos valores 3000€-5000€, alguns 5 a 10x mais do que aquilo que considerei que tinham para tratar e tendo em conta as suas expectativas.

No caso dos meus pacientes, apenas sabiam o valor total do tratamento, que não considerava a colocação de implantes mas fora isso não me sabiam dizer em que consistia o plano de tratamento, porque não o receberam e pelos vistos não o tinham entendido.

Inclusive, uma senhora relatou-me “assustei-me, não reconheci a minha boca naquele tratamento porque acho que não estou assim tão mal”.

Curiosamente, coincidência ou não todos sabiam o plano de financiamento!

Não posso generalizar é verdade!

Apenas achei curiosa a semelhança de casos com orçamentos todos dentro dos mesmos valores, de cadeias de clínicas dentárias, as tais a que comparam no post a cadeias de supermercados!

A gravidade da situação e que me faz escrever este artigo, meramente de opinião, é que ao contrário do supermercado nesta área não vendemos “produtos”, vendemos serviços e tratamentos de saúde e para tal respondemos a um código deontológico!

Como docente universitária sei o que é ensinado na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (e acredito que por todos os docentes em todas as restantes faculdades do país).

Sei que todos os alunos aprendem a ter em consideração as necessidades e expectativas dos pacientes e depois de uma avaliação clínica completa apresentam várias opções possíveis de tratamento, para além dos tratamentos de doenças diagnosticadas, esses obrigatórios.

As hipóteses de reabilitação oral, recorrendo a próteses dentárias, podem ser mais ou menos dispendiosas de acordo com as técnicas usadas e essencialmente de acordo com o facto de serem removíveis ou fixas (podendo estas incluir a colocação de implantes).

Neste sentido, custa-me ver a imagem e credibilidade dos médicos dentistas ser posta em causa, pelos piores motivos, nos comentários que vejo por vezes nas redes sociais ou em certas notícias que têm sido divulgadas ultimamente na comunicação social.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/milhares-de-portugueses-estao-a-ser-enganados-nos-tratamentos-dentarios_v1146664

https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/ha-clinicas-dentarias-com-praticas-abusivas-e-publicidade-enganosa/5cd6a6260cf276f39d658f7f

Isto quando muitas vezes os médicos dentistas são na verdade bastante explorados por estas cadeias que têm interesses económicos, marketing e vendas muito agressivas e que nada têm que ver com aquilo que é ensinado e que é o dever deontológico do médico dentista!

Também me custa muito aceitar a eventual conivência de alguns colegas neste tipo de “vendas” se isso for verdade!

Claro que nenhuma clínica médica privada, assim como qualquer outra empresa pode funcionar sem ter lucro, porque teria obrigatoriamente que encerrar.

Mas principalmente na área da saúde os honorários têm de ser adequados e o lucro não pode ser obtido quase como que através do que mais parece uma extorsão.

Há uma componente humana e valores como a confiança, a relação médico-doente e uma grande responsabilidade por detrás de um tratamento médico que não pode ser vendido por um qualquer agente comercial com esta agressividade.

Já para não falar de toda a máquina envolvida por de trás dos seguros de saúde e planos de saúde (saiba mais) que obriga médicos e clinicas a realizar grandes manobras com as tabelas de seguros, cujas apólices nem os próprios segurados às vezes conseguem entender e saem muitas vezes prejudicados sem se aperceberem!

O que todos precisamos, enquanto médicos dentistas é não compactuar com este tipo de procedimentos, temos de proteger a nossa classe e os pacientes, temos de actuar na nossa profissão diariamente de consciência tranquila, de forma responsável e respeitando quem nos procura e nos deposita o seu voto de confiança, adequando os nossos conhecimentos às suas necessidades e sem lesar ninguém.

A si, se é consumidor aconselho a que faça como em todas as outras áreas, antes de adquirir um bem ou serviço informe-se bem. 

Sobre a clínica, sobre o médico, peça opiniões e se achar necessário visite mais do que uma clínica, faça mais do que um plano de tratamento/orçamento, em vez de se preocupar só com o preço (não se iluda com os tratamentos grátis) porque há muita coisa em jogo e como em qualquer área a defesa do consumidor começa por si.

Seja exigente e responsável na escolha, não vá só atrás do preço e da publicidade bonita mas por vezes enganosa para que o barato não sai caro e neste caso não lhe custe o seu sorriso!