Sabia que a Periodontite pode desencadear partos prematuros?

Sabia que a Periodontite pode desencadear partos prematuros?

Hoje que se celebra o Dia da Mãe deixamos um ALERTA para futuras mamãs sobre a importância da realização da consulta dentária pré-natal! 

 

Nesta consulta é despistado todo o tipo de doenças orais, não só dentárias mas também periodontais, ou seja, doenças que afectam a gengiva e outros tecidos que suportam os dentes, como por exemplo o osso.

Como para um correcto diagnóstico oral está indicada a realização de exames radiográficos o ideal é que esta consulta seja realizada durante o período pré concepção se a gravidez for planeada.

Com os avanços tecnológicos e cientificos dos últimos anos, surgiu uma nova área de estudo na area médica que procura estudar a influência da doença periodontal sobre algumas doenças sistémicas, como as doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes mellitus, etc…

De entre estas condições sistémicas também tem sido estudada a relação entre a periodontite e o desencadear de parto prematuro (antes das 37 semanas) e/ou com bébes de baixo peso à nascença (inferior a 2500g), que é considerado um problema de saúde pública com grande impacto social.

 

O processo fisiológico que desencadeia o início do trabalho de parto permanece um enigma para os obstetras, sendo ainda alguns dos fatores de risco para o nascimento de bébes prematuros desconhecidos.

Dados epidemiológicos revelam que cerca de 30-50% dos casos de partos prematuros com bébes de baixo peso à nascença são desencadeados por infeções à distância.

 

A doença periodontal, mais especificamente a periodontite, que é uma infeção crónica que provoca a destruição dos tecidos de suporte do dente, pode exercer influência sobre este processo de duas formas possíveis:

Por via indireta– onde os tecidos periodontais inflamados actuam como um reservatório de bactérias que se translocam através da corrente sanguínea atéa cavidade uterina provocando infeções á distância.

Por via direta– onde as próprias bolsas periodontais através da produção de mediadores inflamatórios vão atuar como potenciais desencadeadores do parto quando a sua concentração atinge certos valores.

 

Segundo um estudo de Offenbacher,  mulheres com periodontite crónica severa têm uma probabilidade 7,5 vezes superior de dar à luz bebes prematuros com baixo peso à nascença do que mulheres sem doença periodontal.

Vários outros estudos encontraram uma associação positiva entre a doença periodontal e partos prematuros com bébes de baixo peso, sendo que alguns de natureza intervencionista mostraram ainda que o tratamento da doença periodontal reduz a incidência de partos prematuros e bebes de baixo peso.

 

Apesar de ser necessário continuar a estudar as relações causais entre estas condições, há fortes indícios desta interação.

Por isso, a equipa médica da Medifranco aconselha-a a APOSTAR NA PREVENÇÃO!

Pode proteger o seu bebé e diminuir o risco de vir a sofrer de parto prematuro através da realização do despiste e tratamento de doenças periodontais antes de engravidar, ou durante a gravidez!   

 

AJUDAMO-LA A PROTEGER O SEU BEBÉ DESDE A GRAVIDEZ!