Estética Dentária e Dentisteria Restauradora

Home / Estética Dentária e Dentisteria Restauradora

O que é a cárie dentária?

A cárie dentária é uma infecção de origem bacteriana, de carácter multifactorial, e primeira causa de perda de dentes no mundo inteiro, afetando cerca de 90% da população.
A sua prevalência é influenciada pela alimentação (rica em hidratos de carbono e açúcares, dietas moles e pastosas), hábitos de higiene oral (escovagem e utilização de flúor), saliva, genética, imunidade e por outras doenças sistémicas.
Para prevenir a cárie dentária é fundamental adquirir hábitos regulares de higiene oral (escovagem dentária, uso de fio dentário e pastas/elixires com flúor), uma dieta pobre em açúcar e rica em frutas e vegetais e consultas de rotina com o médico dentista.

O que é dentisteria?

A área da Dentisteria permite restituir a anatomia dentária perdida por lesões de cárie, fraturas/traumas e alterações de cor ou de forma restituindo não só a saúde como a estética e função dentária.
Em casos mais avançados de destruição dentária, em que a recuperação/restauração do dente não é possível, este é removido levando à perda de dentes.
A falta de uma ou mais peças dentárias altera não só a posição dos outros dentes como a capacidade mastigatória e de digestão dos alimentos, podendo levar a longo prazo ao aparecimento de problemas articulares e do foro gástrico. A ausência de dentes também pode levar a problemas sociais, emocionais e a falta de autoestima pelos problemas estéticos que envolve.
Para além da cárie dentária, a perda de dentes pode ocorrer também por doença periodontal, traumatismos orais, doenças sistémicas, ansiedades/fobias ou uso de substâncias químicas que levam à degradação dos dentes.

Quais são os principais sintomas?

Numa fase inicial a cárie dentária não provoca dor mas quando evolui e se aproxima do interior/ nervo do dente pode provocar um aumento da sensibilidade dentária ao doce e/ou frio que pode evoluir para um quadro de dor mais constante, alteração de cor e em caso de fratura sensação de cavidade no dente afectado.
Sinais e sintomas de perda dentária – Para além das consequências emocionais, sociais e psicológicas da perda dentária, a falta dos mesmos faz com que a carga mastigatória seja distribuída pelos dentes restantes levando a uma sobrecarga dos mesmos. O excesso de carga pode provocar fracturas e a movimentações dentárias levando a acumulação de alimentos entre os dentes e consequentemente cáries dentárias adicionais e problemas periodontais. A perda óssea resultante da falta de dentes também é uma consequência levando a uma perda de estrutura de suporte dos tecidos faciais o que pode originar o envelhecimento precoce do rosto.

Vantagens do Tratamento

Diagnóstico

O diagnóstico precoce da cárie dentária permite o seu tratamento de forma simples, mantendo grande parte da estrutura do dente o que o deixa mais resistente e vital, diminuindo o risco de abcesso dentário.

Saúde

A dentisteria e estética dentária permite eliminar a infeção provocada pela cárie evitando dores de dentes, resolver queixas de mau hálito, recuperar a cor ou branquear os dentes, devolver a forma e função mastigatória dos dentes bem como a naturalidade do sorriso.

Estética

Atualmente têm sido desenvolvidos materiais de restauração e técnicas de aplicação que permitem a recuperação da forma e cor do dente com grande qualidade estética e devolvendo a naturalidade do dente.

Passo a passo

Dentisteria – Na maioria dos casos a consulta de dentisteria realiza-se numa só consulta. O Paciente é anestesiado e através do uso de instrumentos rotatórios procede-se à remoção da cárie dentária ou restauração antiga infiltrada.

O Campo operatório é isolado e o dente é preparado quimicamente para receber uma nova restauração. As restaurações dentárias podem ser feitas de um modo directo (uma consulta) ou de um modo indirecto (duas ou mais consultas).

Na área da dentisteria também podemos incluir a consulta de Branqueamento Dentário que pode ser feita em consultório (uma ou duas consultas) ou em ambulatório (através do uso de moedeiras de branqueamento).

Perguntas Frequentes

É a principal doença oral e afecta quase 90 por cento da população. É uma infeção de causa bactériana que normalmente, associada a erros alimentares e a uma higiene oral inadequada, provoca a destruição dos tecidos duros dos dentes (esmalte e dentina).
Numa fase inicial destrói parcialmente o dente mas se não for tratada, pode ser mais extensa e provocar dores se atingir o nervo do dente e eventualmente situações extremas como abcessos dentários e a destruição total do dente.

Não. O branqueamento dentário, quer feito em gabinete como em casa, consistem na aplicação de produtos que não destróiem o esmalte dentário e cuja concentração pode ser doseada de acordo com a sensibilidade do paciente para evitar sequelas. No entanto qualquer tipo de produto de branqueamento dentário deve ser aplicado de acordo com as recomendações e sobre a vigilância do médico dentista.