Porque não trabalhamos com seguros de saúde!

Porque não trabalhamos com seguros de saúde!

É muito frequente perguntarem-nos se trabalhamos com seguros de saúde ou planos de saúde e quando respondemos que “Não” gostamos sempre de explicar e justificar.

São muitos os seguros/planos de saúde que “oferecem” tratamentos dentários (ex. consulta de diagnóstico, destartarizações, extração de dentes de leite…) quando a Ordem dos Médicos Dentista não permite a realização de nenhum acto médico de forma gratuita.

O que poucos sabem, é que nesses casos o médico dentista não é remunerado, nem pelo cliente nem pela seguradora.

O que à partida não parece um bom negócio, já que ninguém gosta de trabalhar de forma gratuita e todos sabemos que ninguém dá nada a ninguém.

A seguradora alicia as clínicas a praticarem alguns preços desonestos com a sua grande carteira de possíveis clientes para a clínica e o negócio desta passa a ser ver mais doentes por dia a preços mais reduzidos. A vantagem é haver sempre forma de diagnosticar e fazer outros tratamentos remunerados pela tabela do seguro, garantido assim a facturação.

Conhecemos situações que para um mesmo tratamento dentário pagaram mais ou o mesmo valor do que num prestador particular.

Ou quem se queixe da tentativa de consumir o plafon anual a todo o custo.

Há também clínicas que:

  1. diminuem o tempo de duração das consultas (para verem mais pacientes)
  2. diminuem a qualidade dos materiais e equipamentos e discriminam em termos de prioridade na marcação de consultas
  3. aproveitam-se e pagam apenas 20% de percentagem a médicos recém licenciados para realizar este tipo de consultas, muitas vezes com valores entre 20-40€.

Tudo isto para fazer face à diminuição dos preços com que se comprometeram com a seguradora.

Outra grande desvantagem é que o plafon para um seguro dentário mais barato normalmente é baixo (cerca de 250€ anual) e a maioria das seguradoras não permite fazer tratamentos como branqueamentos dentários, aparelhos de correção ortodôntica nem reabilitação com implantes dentários.

Já para não falar no pagamento adicional de franquias e co-pagamentos para além da anuidade.

A consulta de diagnóstico é de importância fundamental não podendo ser gratuita!

Nesta 1ª consulta é necessária a realização de exames radiográficos, para além da observação clínica, para posteriormente se estudar com tempo cada caso segundo os conhecimentos e experiência do médico (o que também tem o seu valor).

Aconselhar os tratamentos necessários, definir prioridades, programar e coordenar todas as consultas com as diferentes especialidades envolvidas é um trabalho determinante para o sucesso do tratamento.

Também nos perguntam com alguma frequência se vale a pena e qual o melhor seguro para realizar tratamentos dentários.

Depois de falarmos com alguns agentes de seguros concluímos que não há nenhum e que nem compensa fazer um seguro apenas por causa de tratamentos dentários, uma vez que para ter um bom plafon anual e acesso a certos tipos de tratamentos mais dispendiosos o valor anual a pagar não compensa.

No entanto o melhor seguro de saúde, na nossa perspectiva profissional e pessoal, é aquele que nos permite escolher o médico com que nos queremos tratar e confiamos.

Ou seja, poder escolher um médico fora da rede de prestadores e depois ser reembolsado.

Desta forma trabalhamos com algumas seguradoras e ADSE, em que os pacientes pagam o valor da consulta/tratamentos e posteriormente entregam os recibos e relatórios necessários para serem reembolsados à seguradora.

É por estes e outros motivos, que gostamos de explicar e fazer sentir aos nossos clientes nas nossas consultas, que temos decidido apostar na qualidade do nosso atendimento e trabalhar de forma a observar todos os nossos clientes de igual forma, com o tempo de consulta adequado a cada situação, a realizar apenas os tratamentos indicados com os materiais de qualidade que achamos necessários e fazendo planos de tratamento e orçamentos adequados a casa pessoa.

Somos a favor da existência de concorrência e da liberdade de escolha, mas temos a responsabilidade de alertar para estas questões, de forma a que essa escolha seja de forma totalmente consciente e informar todos em geral, de que muitas vezes, ao contrário do que possam pensar, a diferença na qualidade do atendimento e dos serviços prestados não se traduz apenas no preço das consultas!

O nosso conselho é: Esteja atento às condições do seguro de saúde, faça as contas e não se deixe enganar!

VEJA MAIS:

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/ordem-dentistas/dentistas-acusam-seguradoras-de-enganarem-doentes

http://www.tvi24.iol.pt/deco/09-11-2007/seguros-de-saude-no-topo-das-reclamacoes

https://www.omd.pt/2014/10/plano-saude-participacao/

http://expresso.sapo.pt/alertasexpresso/seguros-dentarios-investigados=f389908#gs.1EVXgTE

https://www.jornaldentistry.pt/news/noticias/queixa-da-omd-e-nova-lei-da-publicidade-estao-na-origem-do-processo-