Periodontologia

Home / Periodontologia

O que é a periodontite?

A periodontite é uma infeção crónica, causada pela acumulação de placa bacteriana e tártaro, responsável pela destruição das estruturas que suportam os dentes. De acordo com a evolução desta destruição, pode em fases mais avançadas ser a causa da mobilidade dentária levando à perda de dentes.

Atualmente conhecem-se outros factores adicionais importantes no eventual aparecimento desta doença, como factores genéticos (antecedentes familiares), tabaco ou doenças sistémicas como a diabetes não controlada, ​alterações hormonais provocadas pela gravidez ou menopausa…

O que é periodontologia?

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde da gengiva e de todos os tecidos responsáveis por manter os dentes fixos. As principais doenças periodontais são a gengivite e a periodontite.

Quais são os principais sintomas?

  • Sangramento e inflamação persistente da gengiva.
  • Gengivas com volume aumentado
  • Mau hálito e sabor desagradável
  • Gengiva à volta do dente estar a desaparecer resultando no aparecimento da raiz do dente.
  • Dentes com mobilidade.

Vantagens do Tratamento

Diagnóstico

O diagnóstico das doenças periodontais é feito de forma simples através de uma observação clínica e exames radiográficas. No entanto é muitas vezes negligenciado e dificultado pelo facto destas doenças se desenvolverem sem sintomas muito relevantes ou dolorosos, entrando numa fase avançada quando a gengiva começa a desaparecer e os dentes a “abanar”. Por outro lado a maioria da população aceita que o sangramento da gengiva é normal.

Saúde

Uma vez estabelecida, para além do aumento da probabilidade de perda de dentes, sabe-se atualmente que a periodontite é um fator de risco para doenças cardiovasculares, doenças pulmonares crónicas obstrutivas, diabetes mellitus, partos prematuros…

Estética

Em casos de perda de gengiva provocados pela doença periodontal ou após o tratamento, uma das sequelas é o compromisso estético. No entanto, há várias formas de reabilitar as estruturas perdidas e em alguns casos recuperar parte dos tecidos perdidos.

Passo a passo

Na primeira consulta de Periodontologia é fundamental realizar um diagnóstico através de uma observação clínica onde se avalia o controlo de placa bacteriana e a união da gengiva aos dentes e sangramento da mesma.

Se pelos dados clínicos recolhidos existirem indícios de que já existe perda óssea ao redor do dente são realizados exames radiográficos.

Perante um diagnóstico de gengivite (inflamação da gengiva sem perda óssea) ou periodontite (inflamação da gengiva com perda óssea) a primeira fase do tratamento (não cirúrgico) consiste na limpeza/higiene oral criteriosa e eliminação de todos os depósitos de tártaro e placa bacteriana (causadores da doença) de todas as superfícies dos dentes, para que ocorra a desinflamação da gengiva. Além disso é fundamental adequar os instrumentos e ensinar as técnicas de higiene oral a cada paciente para reduzir a acumulação de placa bacteriana.

Nos casos de periodontite mais avançada em que o tratamento não cirúrgico não é totalmente eficaz, pode ser necessário passar por uma fase de tratamento cirúrgico para regularizar o grau de destruição.

Em qualquer dos casos, o objectivo das várias fases do tratamento periodontal é interromper a progressão da doença e sempre que possível recuperar as estruturas perdidas para entrarmos numa fase de manutenção. Esta fase corresponde a consultas de vigilância /rotina a definir de acordo com a severidade da doença e factores de risco de cada paciente, para evitar novos focos de actividade uma vez que a periodontite é uma doença crónica e podendo progredir ao longo da vida.

Equipamentos

A terapia guiada por biofilme (GBT) a mais atual solução inovadora em métodos de higiene oral.

Consiste num protocolo de tratamento de 8 etapas, focado na remoção do biofilme de forma minimamente invasiva, com maior conforto e menos sensibilidade, que permite um tratamento personalizado de acordo com o diagnóstico e nível de risco individual para a desenvolvimento da doença periodontal.

A Medifranco é uma clínica certificada pela EMS para a prática deste protocolo GBT.