Implantologia

Implantologia

A Implantologia é a especialidade da Medicina Dentária que nos permitir reabilitar diferentes tipos de ausências dentárias através da colocação de implantes produzidos em titânio.

Qualquer dente que seja perdido deve ser reabilitado principalmente por questões de função e em alguns casos também de estética. Desta forma conseguimos reabilitar a ausência de um ou mais dentes de forma fixa uma vez que o implante funciona como a raiz do dente sobre a qual é depois colocada a coroa definitiva cerâmica que imita na perfeição um dente natural.

Esta solução é muito procurada também por pessoas que usam próteses removíveis às quais não se conseguem adaptar ou com as quais se sentem desconfortáveis e menos confiantes.

Nos casos de ausência total de dentes ou que por motivos de doenças orais tenham indicação para extrair os dentes ainda existentes é possível através da técnica All-on-4® colocar em cada maxilar 4 implantes e as próteses sobre estes no mesmo dia- processo também chamado de “dentes em 1 dia”. Para além de assegurar a função imediata, este protocolo cirúrgico dispensa em muitos casos a necessidade de transplantes ou enxertos ósseas da maxila/mandíbula.

Nestes casos usamos implantes da marca Nobel Biocare conforme o Protocolo All-on-4® desenvolvido com esta empresa sueca líder mundial na produção e desenvolvimento de implantes dentários.

 

Periodontologia - trata do sangramento e de outras doenças da gengiva

Periodontologia

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde da gengiva e de todos os tecidos responsáveis por manter os dentes fixos.

A acumulação diária de placa bacteriana que não é removida e o tártaro que se forma à volta do dente no sulco existente entre este e a gengiva são responsáveis pela inflamação gengival conhecida por gengivite que se não for tratada pode evoluir para uma doença mais destrutiva que afecta mais de 50% dos adultos- a periodontite, uma das principais doenças responsáveis pela perda de dentes em adultos. Atualmente sabe-se que alguns factores genéticos, o tabagismo ou doenças sistémicas como a diabetes não controlada são fatores importantes no eventual aparecimento desta doença.

Uma vez que se trata de uma doença infeciosa crónica (não sendo transmissível), que evolui no tempo normalmente com poucos sintomas não permite ao doente perceber que algo não está bem, além de que ainda é muito comum pensar-se que é normal a gengiva sangrar o que é incorrecto. Infelizmente o diagnóstico e o tratamento precoce ainda são um pouco negligenciados pelo que é muito importante uma correta ação médica com o objetivo de travar a progressão da doença e implementar consultas de rotina para uma correcta manutenção da saúde dos tecidos que suportam os dentes evitando assim a sua destruição, porque não se esqueça- trata-se de uma doença crónica.

Esteja atento! Se tiver algum destes sintomas marque uma consulta de diagnóstico:

-Sangramento e inflamação persistente da gengiva.

-Gengiva à volta do dente estar a desaparecer resultando no aparecimento da raiz do dente.

-Dentes com mobilidade.

Endodontia - desvitalizacao de dentes; infecções de origem dentária que afetam o nervo

Endodontia

A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária que permite manter em boca, de forma saudável, dentes cujo tecido nervoso (polpa) que se encontra no seu interior esteja inflamado ou infectado (por cárie profunda, traumatismo, fractura, etc) através trata do tratamento endodôntico, também conhecido como desvitalização ou tratamento de canal . Nos casos mais avançados de destruição pulpar em que não se proceda a este tratamento pode ocorrer uma infeção, associada a dor com formação ou não de um abcesso dentário. O objectivo da desvitalização é retirar o nervo e desinfectar o interior do dente preenchendo-o depois com um material biocompatível para que possa continuar em função sem infeção.

Uma vez desvitalizado o dente tem de ser restaurado com meios de reforço da sua estrutura sempre que indicado e de preferência ser colocada uma coroa nos casos de destruições dentárias maiores para recuperar a sua função mastigatória e evitar fracturas futuras que ponham em causa a viabilidade do dente.

Uma vez que a duração do tratamento endodôntico depende de diversos fatores, nas situações em que não é possível realizar o tratamento completo em apenas uma consulta, é colocada uma restauração provisória na abertura de acesso com o objetivo de proteger o dente entre consultas.

Existe também a possibilidade de se realizar um retratamento endodôntico, que consiste num novo tratamento dos canais radiculares se em alguma altura o dente voltar a desenvolver problemas de origem endodôntica.

 

Estética Dentária e Dentisteria Restauradora

Estética Dentária e Dentisteria Restauradora

A Dentisteria é a especialidade da medicina dentária que trata as lesões dos dentes associadas a cárie dentária, a alterações de forma ou cor, traumatismos, etc…restaurando a anatomia e estética de forma a devolver ao dente a sua função e uma aparência estética e textura naturais.

Actualmente dispomos de várias técnicas e materiais como facetas ou resinas de grande qualidade estética que nos permitem restaurar um dente por estratificação de cores de forma altamente natural. Estes avanços têm-nos permitido criar na Medifranco sorrisos cada vez mais estéticos, naturais e saudáveis o que nos dá um grande prazer porque temos conseguido aumentar a autoconfiança e bem estar dos nossos pacientes.

Nesta área realizamos os seguintes tratamentos:

-Restauração de Dentes com Cáries

-Correção de Dentes com Fraturas

-Encerramento de Diastemas

-Branqueamento de Dentes Vitais e Não Vitais

-Remoção de Manchas

 

Ortodontia - corrige o desalinhamento dos dentes

Ortodontia

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorreto dos maxilares).

A primeira consulta é sempre de recolha de dados (exames radiográficos, fotos e moldes) para se poder fazer uma análise profunda de cada caso o que permite realizar um diagnóstico e traçar um plano de tratamento que é todo explicado e entregue numa segunda consulta.

Disponibilizamos soluções que vão desde o aparelho convencional com braquetes de metal ou cerâmica, ortodontia lingual e até ao aparelho Invisalign, uma solução de tratamento transparente e removível, a técnica mais recente e inovadora na área da ortodontia.

A primeira consulta deve ser feita o quanto antes, por volta dos 6 anos para despistar problemas esqueléticos e se necessário aproveitar corretamente os picos de crescimento ósseo ou outros como os causados pelo uso prolongado de chupeta ou a sucção do polegar, a interposição lingual, respiração oral, por perda precoce de dentes de leite ou definitivos, para além de outros fatores, em que o paciente pode apresentar diastemas, dentes apinhados, sobre mordida (dentes superiores cobrem grande parte dos inferiores), mordida aberta (dentes superiores e inferiores quase não se tocam), mordida cruzada,…

Motivos pelos quais pode beneficiar de um tratamento ortodôntico:

Melhoria Estética

Melhorar a Higiene Oral

Aumentar a Eficiência Mastigatória

Melhorar a Fonação e Respiração

Odontopediatria - trata de crianças, adolescentes e grávidas

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade que se dedica à saúde oral das crianças, adolescentes, grávidas e pacientes com necessidades especiais.

Esta consulta tem para além da componente de tratamento uma componente preventiva para preparar os pais e as crianças para bons hábitos de escovagem e de nutrição evitando assim o aparecimento da cárie dentária. Além disso, proporcionam um acompanhamento que vai garantir o diagnóstico precoce e tratamento não só de cáries como também de fraturas resultantes de quedas e traumatismos ou potenciais problemas de crescimento que comprometam a função fonética e de mastigação, garantindo uma dentição definitiva saudável.

Os problemas dentários podem surgir bastante cedo, pelo que se recomenda que a primeira consulta se realize a partir do momento em que nasçam os primeiros dentes, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade.

A frequência às consultas de Odontopediatria vai depender de cada criança, mas o recomendado será de 6 em 6 meses ou até 1 vez por ano.

Por outro lado, quanto mais cedo a criança for vista pelo Odontopediatra, mais cedo vai criar um elo de ligação com o profissional, desmistificando precocemente o ‘bicho papão’ que é o dentista.

Prostodontia - substituição de dentes ausentes através de próteses

Prostodontia

A Prostodontia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida ao restabelecimento e manutenção das funções do complexo maxilo-mandibular, nomeadamente a nível mastigatório, fonético e estético. Para este efeito podemos recorrer à reabilitação das zonas desdentadas através da realização de próteses removíveis, que podem ser esqueléticas ou acrílicas (estando estas indicadas idealmente como próteses provisórias) de forma parcial ou total.

As próteses fixas obrigam à existência de dentes que vão servir como pilares para estruturas maiores designadas por pontes e que podem substituir a ausência de um ou mais dentes. Ou em casos unitários realizando coroas por exemplo em dentes desvitalizados para os proteger de possíveis fraturas ou para melhorar situações estéticas.

Cirurgia Oral

Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas. Nesta área enquadram-se procedimentos como extrações de dentes erupcionados, raízes, dentes inclusos (sendo os mais frequentes os dentes do siso), remoção de quistos e tumores…

Oclusão - trata distúrbios da articulação e corrige a relação entre os dentes

Oclusão e Tratamento da Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular

A articulação temporo-mandibular (ATM) é responsável pela união da mandíbula com o crânio e localiza-se junto ao ouvido. As disfunções desta articulação estão, regra geral relacionadas com problemas de má relação dentária que provocam desequilíbrio nas articulações, músculos e ligamentos.

Para o tratamento da disfunção da ATM é necessário um correto diagnóstico para se conseguir aliviar ou eliminar os fatores causais. Pode ser necessário recorrer a fisioterapia, tratamento ortodôntico, tratamento com próteses dentárias ou implantes para repor os dentes em falta e as dimensões faciais perdidas ou em casos mais graves a cirurgia ortognática.

Se sofre dos seguintes sintomas faça um diagnóstico:

-dores de cabeça, ouvidos, olhos, face e pescoço

-dificuldades na mastigação,

-zumbidos,

-enjoos e tonturas.