Porque apostamos na humanização da medicina em geral e sentimos que há muitas vezes falta de comunicação entre médicos para obter um diagnóstico completo e consequentemente um melhor tratamento de doenças (cujas causas implicam várias áreas) desenvolvemos algumas consultas interdisciplinares:

Consulta de Rastreio Oral e Visual

Consulta de Desenvolvimento Oro-Facial

Consulta do Doente Respirador Oral

Sabia que…

  • o desenvolvimento dos maxilares na infância pode ser estimulado melhorando assim a capacidade respiratória?
  • a falta de atenção e agitação em crianças pode estar relacionada com problemas respiratórios?
  • já há estudos que relacionam problemas de visão com alterações na forma como posicionamos a mandíbula e que isso causa alterações funcionais a vários níveis?
  • a terapia da fala pode ser fundamental na forma como amamenta e que a amamentação tem um papel fundamental no desenvolvimento dos maxilares e na mastigação mais tarde da criança?
  • a terapia da fala pode ser uma grande aliada no tratamento de problemas respiratórios, da roncopatia e apneia do sono, na forma como se adapta às próteses dentárias e como evita que os dentes voltem a entortar depois de tirar um aparelho dentário?

Estas consultas…

  • Surgiram de uma necessidade pessoal como pais e para ajudar outros pais a resolver situações médicas dos seus filhos, para as quais não têm tido diagnósticos e/ou respostas de tratamento eficazes.

Ou que nem sempre se resolvem da melhor forma apenas e só com a colocação de um simples aparelho ortodôntico, ou só com terapia da fala ou só com cirurgia de adenóides e amígdalas.

(ex. no caso de pacientes com apneia do sono, roncopatia, respiradores orais, alterações no desenvolvimento dos maxilares…).

Segundo o autor Tal A. e colaboradores, cerca de 10% dos pacientes submetidos a cirurgia de remoção de  adenóides e amigdalas, não apresentaram melhora no padrão de sono, provavelmente porque serem casos em que os sintomas eram causados por alterações craniofacias ou fatores neuromusculares- exigindo a intervenção de outras áreas de especialidade.

 

  • Foram desenvolvidas para em conjunto, através de um diagnóstico realizado e discutido por vários especialistas se consiga aplicar um tratamento combinado e altamente vantajoso a cada caso, melhorando os resultados a longo prazo.