Na área da oftalmologia dispomos de consultas de sub visão e de oftalmologia bem como tratamentos a laser e cirurgia ocular.
No caso de não haver uma patologia previamente diagnosticada a primeira consulta oftalmológica na criança deve ser aos 4 anos e os rastreios oculares em adultos de 2-2 anos.

REFLEXÕES SOBRE A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA OFTALMOLOGICA EM PORTUGAL

As dificuldades financeiras, associadas à insuficiente resposta dada pelos serviços de saúde estatais, leva a que muitos doentes recorram às óticas, para tentarem resolver os seus problemas oftalmológicos.
Esta situação é um problema de saúde pública grave, pois os técnicos que os atendem, intitulando-se por vezes como médicos, só estão habilitados para corrigir erros de refração (graduação de óculos) não tendo qualquer capacidade cientifica para diagnosticar doenças oftalmológicas, sendo ilegal qualquer ato “dito médico”que pratiquem, pois põem em causa o futuro da saúde ocular dos doentes ao não detetarem as fases iniciais de muitas doenças oftalmológicas.

Várias doenças dos olhos evoluem, nas suas fases iniciais, sem qualquer sintoma e sem baixa de visão, mas se não detetadas e tratadas precocemente, podem levar a cegueira irreversível. Falamos neste caso do glaucoma, da diabetes ocular e da degenerescência macular ligada á idade, que por serem atualmente as principais causa de cegueira no mundo ocidental, leva a que refletamos mais profundamente sobre elas.