Mastigação- Como a dieta moderna influência o nosso sorriso!

Mastigação- Como a dieta moderna influência o nosso sorriso!

Para comemorar o Dia Mundial da Motricidade Oro-Facial a 17 Fevereiro, tão fundamental para uma correcta mastigação, apresentamos um texto escrito pela Drª Helga Leite (odontopediatra) sobre este tema, com conselhos da Drª Sílvia Hitos (terapeuta da fala).

Damos ainda a conhecer um projecto premiado, já implementado noutras cidades, criado e desenvolvido pela Drª Helga ao qual se associou recentemente a Drª Sílvia Hitos, para alertar para os problemas de respiração e de mastigação em crianças.

Este projecto, já implementado noutras cidades, foi apresentado pela Medifranco à Câmara de Setúbal estando em fase de apreciação na Câmara Municipal de Setúbal.

 

“Quando ouvimos falar em regime alimentar Paleolítico imediatamente associamos a riqueza nutricional e a equilíbrio dietético.

O que raramente é divulgado é a importância que a textura e a dureza dos alimentos que eram consumidos desempenhavam no crescimento e desenvolvimento do rosto.

A mastigação de alimentos duros, secos e fibrosos é um excelente exercício muscular, promovendo o crescimento dos maxilares.

A mastigação é uma fonte de estimulação sensorial que alcança diversas áreas do neocórtex, o que sugere a influência da função mastigatória com outras funções como a fala, a memória e a aprendizagem.

Da introdução de alimentos processados e de menor consistência, característica da sociedade contemporânea, resultou uma diminuição da solicitação funcional do sistema mastigatório.

O homem moderno utiliza apenas 3-5% do sistema mastigatório, comparativamente com o homem paleolítico.

Vários estudos relacionam esta ineficácia e insuficiência mastigatória a alterações no crescimento craniofacial e à prevalência de maxilares estreitos, com dentes apinhados, bem como a problemas na fala. 

Um estudo de 2017 associa a diminuição das funções cognitivas memória e aprendizagem com a disfunção mastigatória.
Outros fatores que estão muitas vezes envolvidos na alteração da função mastigatória são a amamentação inadequada, o recurso desregrado a biberões e chupetas e a respiração oral (respirar pela boca).

Que medidas deveremos tomar para promover a mastigação adequada?

  • Estimular a respiração nasal
  • Promover a amamentação natural
  • Não sendo possível a amamentação natural, receber orientação para a amamentação artificial adequada
  • Fazer utilização controlada de chupeta e biberão
  • Fazer as transições alimentares na idade adequada
  • Introduzir na dieta das crianças alimentos duros, secos e fibrosos (fruta com casca, frutos secos, côco, sementes, são alguns exemplos)

Atendendo a que aos 6 anos de idade 80% do crescimento da face está determinado, é fácil perceber a importância que a seleção dos alimentos e a forma como são confeccionados têm no crescimento e desenvolvimento das crianças.

A escolha de uma dieta equilibrada com a consistência adequada contribuirá para que as nossas crianças desenvolvam muito mais do que um sorriso bonito num rosto harmonioso…”

 

SAIBA MAIS E APOIE ESTE PROJECTO-“Mastigar Bem é Crescer Bem”- EM:

https://www.facebook.com/mastigarbem/

Projeto de formação totalmente gratuíto dirigido a educadores de infância e auxiliares da educação cujo o principal objectivo é fornecer directrizes para que as formandas possam sinalizar crianças com problemas de respiração e de mastigação. O projeto, a funcionar em Torres Vedras em parceria com a Câmara Municipal e o Centro Hospitalar do Oeste pelo 3º ano consecutivo, conta com uma equipa constituída por odontopediatra, terapeuta da fala, imuno-alergologista e otorrinolaringologista.

A equipa,decorrida a formação, disponibiliza-se a observar as crianças da instituição(s) envolvidas no projeto, num contexto interdisciplinar, fornecendo um relatório aos pais.