Gratidão gera Gratidão! E faz bem à Saúde!

Gratidão gera Gratidão! E faz bem à Saúde!

Ser grato não é apenas dizer “obrigado” a quem é simpático e gentil connosco. 

Com o corre do dia a dia, o stress das rotinas e do trabalho, com a prisão à tecnologia passamos dias sem levantar os olhos e olhar à volta com a verdadeira intenção de ver a beleza das coisas, não damos atenção e deixamos escapar momentos tão simples como sentir o calor do sol na face e perceber que há muito mais para viver e agradecer…

Reconhecer as coisas boas que acontecem na sua vida e perdoar os erros dos outros também fazem parte do exercício da gratidão.

Quando agradecemos de forma sincera, libertamo-nos dos pontos negativos da nossa vida, focamos a nossa atenção e energia no que há de bom.

É uma prática muito simples e pouco exigente, basta estar atento, dar valor e agradecer coisas tão simples como um dia de sol ou de chuva, a sua saúde e a sua vida.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”

Sabia que este exercício realizado diariamente pode ajudar muito a melhorar a sua saúde física e mental assim como os seus relacionamentos?

Isto ocorre graças aos maravilhosos efeitos neurológicos que a gratidão tem sobre nós.

Robert Emmons, é um cientista que estuda os efeitos da gratidão na vida das pessoas.

Após  estudos (saiba mais) com mais de 1000 pessoas de idade entre 8 e 80 anos, concluiu que as pessoas que praticam gratidão de forma consistente obtiveram uma série de benefícios:

Físicos
• Sistemas imunológicos mais fortes
• Menor incomodação com dores
• Menor pressão sanguínea
• Mais exercício e maior cuidado com a saúde
• Dormir mais e sentir-se com mais energia ao caminhar

Psicológicos
• Maior nível de emoções positivas
• Mais alerta, vivo e acordado
• Mais prazer e alegria
• Mais optimismo e felicidade

Sociais
• Mais prestatividade, generosidade e compaixão
• Mais perdão
• Ser mais extrovertido
• Sentir-se menos só e isolado

Um outro benefício da gratidão reportado por Emmons e que é muito relevante, é que bloqueia sentimentos negativos como a inveja e o ressentimento.

O poder da gratidão pode até mesmo diminuir a frequência e episódios de depressão.

Um dos motivos pelos quais a gratidão melhora tanto o bem-estar emocional quanto o físico é porque ela melhora a qualidade do sono.

Um estudo (saiba mais) recente publicado em Abril de 2017 descobriu que as pessoas que sentem e expressam a gratidão apresentam menos sintomas de doenças físicas e uma melhor qualidade do sono através da diminuição do tempo necessário para adormecer e de uma maior duração do sono.

Sendo o sono uma função vital controlada pelo hipotálamo e estando relacionado a muitas outras funções do nosso corpo relacionadas com a ansiedade, a depressão, a dor, o stress e com o sistema imunológico, a gratidão ao ter um efeito positivo sobre a qualidade do sono vai ter um efeito, também positivo sobre estas patologias.

O tipo de pensamentos que ocupam a nossa mente quando estamos a tentar adormecer vão influenciar a qualidade do sono.

Se estamos preocupados, ansiosos, stressados vamos ter um sono com menor qualidade (dificuldade em adormecer, acordar várias vezes, dormir pouco…).

Pelo contrário se pensarmos nas coisas pelas quais nos sentimos gratos, os nossos pensamentos vão induzir uma resposta de relaxamento, o que nos vai ajudar a dormir.

Embora os efeitos imediatos da gratidão sejam claros, os autores argumentam que a gratidão também contribui para o sucesso a longo prazo nas relações e no bem-estar pessoal.

Provavelmente porque pessoas gratas sendo mais positivas e optimistas, também transmitem felicidade e todos gostamos de passar tempo com este tipo de pessoas.

Segundo um outro estudo de 2012 publicado na revista Personality and Individual Differences, as pessoas gratas apresentam menos dores e afirmam sentir-se mais saudáveis do que as outras.

Não é por acaso, já que a gratidão favorece a liberação de dopamina, podendo também ajudar a diminuir a dor física já que é um neurotransmissor com um papel essencial no processamento da dor por ter um efeito analgésico muito importante.

 

“Vários estudos demonstram que expressar e sentir gratidão aumenta a satisfação daquele que a expressa, assim como a vitalidade, a esperança e o optimismo.

Além disso, contribui para diminuir os níveis de depressão, ansiedade, inveja e stress relacionados ao trabalho.”

 

Também está descrito que a gratidão nos torna mais resistentes aos traumas e aos acontecimentos stressantes, e que ajuda na recuperação depois de experiências traumáticas.

Vários estudos sobre os benefícios da gratidão demonstraram que manter um diário de gratidão, ou escrever e enviar mensagens de agradecimento, pode aumentar a nossa felicidade a longo prazo em mais de 10%.

Neste sentido, um estudo de 2005 também mostrou que a manutenção de um diário de gratidão diminuiu a depressão em mais de 30% durante a duração do estudo.

Com tudo o que acabamos de ver, não surpreende a afirmação de que a gratidão nos torna mais fortes, tanto física quanto mentalmente. 

Se for o tipo de pessoa que acha que não tem razões para ser grato…  já parou para pensar que talvez a razão pela qual se sente assim é porque não está a ser suficientemente grato com o que tem?

A nossa sugestão hoje e daqui em diante é que comece a praticar a gratidão- este exercício simples que pode ter um impacto significativo a vários níveis da sua saúde e da sua vida!

Pela sua saúde Agradeça!

Obrigada pela sua atenção!

Dia 11 de Janeiro- Dia Internacional do Obrigado!